quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011



A história do adesivo!!!

Você Sabia?

Etiquetas de papel colorido são usados para identificar produtos desde antes de 1880. Introduzida nos Estados Unidos por artistas europeus, esta profissão ficou conhecida como litografia, a primeira arte comercial. O objetivo era fácil: prender a atenção do consumidor. Eles usavam uma goma para prender a etiqueta na superfície. Enquanto o mercado de frutas crescia bastante a cada estação, um imensa competição entre os mercados locais emergiu. Fruticultores usaram este novo conceito de litografia para chamar a atenção para seus frutos. As etiquetas foram utilizados em caixotes de cedro cheios de frutas, latas de vegetais, e caixas de charutos.

Hoje, algumas destas etiquetas são colecionáveis e podem ser encontradas em antiquários.
No início dos anos 30, um empreendedor chamado R. Stanton Avery fabrica as primeiras etiquetas auto-adesivas do mundo e fez disso um negócio de sucesso. Esta etiqueta vinha com uma superfície de papel com uma camada de adesivo e depois colava o adesivo em um liner. Ete liner tinha uma cobertura especial de silicone. Este tipo de etiquetas são uma parte integral do nosso estilo de vida ocidental.

A impressora de termo-transferência foi inventada pela SATO corporation por volta do fim dos anos 40. Esta impressora imprime no papel através do derretimento de uma camada de ribbon que fica grudada no papel da etiqueta.

A invenção da impressora a jato de tinta (inkjet) no início dos anos 80 mudou o futuro das etiquetas. Como as impressoras a jato de tinta começaram a ser comercializadas, as pessoas podiam imprimir as suas próprias etiquetas. O tamanho A4 de folha tornou-se o padrão para a fabricação de etiquetas adesivas para impressoras a jato de tinta. Enquanto os preços das impressoras jato de tinta caiam, as vendas de etiquetas adesivas explodiam para uso doméstico e corporativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário